quarta-feira, 9 de julho de 2014

... (É bem provável que esta guerra marque um passo decisivo, senão para a fraternidade, pelo menos para a compreensão mútua. Com a paz de Wilson, o horizonte europeu alargar-se-á; as ideias de solidariedade humana, de civilização colectiva, tenderão a substituir as de nacionalidade, etc...)
De qualquer forma, tu verás vastas transformações, uma refundição. E, o que eu queria escrever, era isto: parece-me que, nesses tempos que hão-de vir, a opinião pública, as ideias-forças que a dirigem, terão uma influência crescente, determinante. O futuro será provavelmente mais plástico do que nunca. O indivíduo terá mais importância. O homem de valor terá, mais do que no passado, oportunidade de fazer ouvir e prevalecer a sua opinião; possibilidades de colaborar na reconstrução.
Tornar-se um homem de valor. Desenvolver em si uma personalidade que se imponha. Suspeitar das teorias em vigor. É tentador desembaraçarmo-nos do fardo incómodo da nossa personalidade! É tentador deixarmo-nos envolver num vasto movimento de entusiasmo colectivo! É tentador «acreditarmos», porque isso é cómodo, e porque é supremamente confortável! Saberás resistir à tentação? .. Não será fácil. Quanto mais os caminhos lhe parecem indecisos, tanto mais o homem se inclina, para sair a qualquer preço da confusão, a aceitar uma doutrina já feita que o tranquilize, que o guie. Toda a resposta mais ou menos plausível às questões que ele se formula e que não consegue resolver sozinho, apresenta-se-lhe como um refúgio; principalmente se lhe parece confirmada pela adesão da maioria. Maior perigo! Resiste, recusa as palavras de ordem! Não te deixes filiar! Antes as angústias da incerteza do que o preguiçoso bem-estar moral oferecido a todo «aderente» pelos doutrinários. Tactear a sós no escuro, não é nada divertido; mas é um mal menor. O pior, é seguir docilmente as lanternas que os vizinhos agitam. Atenção! Que, nesse ponto, a recordação do teu pai te seja um modelo! Que a sua vida solitária, o seu pensamento inquieto, jamais fixo, te seja um exemplo de lealdade para consigo mesmo, de escrúpulos, de força interior e de dignidade. 
R. Martin du Gard, Os Thibault

Sem comentários:

Enviar um comentário